Como construir sua presença digital do absoluto zero em 3 dias (sem gastar 1 real)

4 passos para você que tá começando agora no Digital e precisar construir uma audiência do 0, mas não tem rios de dinheiro para investir em Ads.

Edu Costa

22 jul 2020 • Tempo de Leitura: 5 min

Você deve achar estranho quando eu digo que é possível construir uma presença digital do absoluto zero em 3 dias sem gastar r$1

Você não é o único, fica tranquilo. Eu vejo essa cara de “duvido!” em boa parte dos profissionais.

A verdade é que a maioria das pessoas acham IMPOSSÍVEL criar um Negócio Digital do Zero sem gastar rios de dinheiro…

Vou te mandar a real: essas pessoas não sabem como ganhar dinheiro com Marketing Digital.

Eu venho tentando democratizar essas informações e facilitar o caminho para os novos empreendedores de várias formas: seja pelas minhas Linked Live, pelos próprios canais digitais, em webinar, palestra e por aí vai…

E, ainda assim tem muita gente que chega pra mim e diz: 

“Edu, o meu negócio não tá online, eu não sei o que fazer para me tornar autoridade digital.”

Ou “Quero começar o meu negócio já no digital e ainda não sei o que fazer, como fazer e como começar.”

E hoje eu trouxe quatro dicas que podem mudar todo seu caminho a partir daqui: um passo a passo que você pode realizar para começar a construir uma Presença Digital do zero, ou seja, dar o pontapé inicial para seu negócio digital de sucesso, sem precisar gastar R$1. Em três dias você já conseguirá dar os primeiros e começar a partir daí a desenvolver o seu Negócio Digital.

Vamos a elas?

DICA 1

A primeira dica é algo que falo SEMPRE, e eu vou tornar a repetir: você precisa Identificar qual é o nicho mais lucrativo para você.

Se você já tem um negócio físico, você já tem uma noção de quais são os perfis de público são mais interessantes para você. Mas você precisa entender quais são os nichos que são mais interessantes no segmento que você atua NO DIGITAL

No digital, você tem a maior possibilidade de afunilar dentre desse nicho e escolher um caminho bem segmentado.

Aqui vai um exemplo:

Imagine um advogado especialista em Direito Civil. Mas Direito Civil no digital é muito amplo, muita gente fala isso. Precisa ser mais específico. 

Então que tal Direito Civil para Família

Ou mais específico que isso: Direito Civil para Famílias Divorciadas?

Quanto mais nichado o negócio, menor é a concorrência, maior é o seu oceano azul, e maior a probabilidade de você dominar aquele nicho se você conseguir se comunicar com o público que tá ali da melhor forma possível.

Resumindo, minha primeira dica é INVESTIGUE quais são esses nichos. E para fazer essa investigação, você pode usar:

  • O próprio Google, que vai te dar vários insights, te passar as principais palavras-chave relacionadas ao nicho, e mais.
  • O Ubersuggest, se você quiser ir mais afundo nisso, que é uma ferramenta para você investigar o volume de pesquisa para as palavras-chaves, quanto é o custo por clique em média para aquela palavra-chave no Google ads e mais.

Com essa pesquisa,você consegue entender se esse é um bom nicho, se é lucrativo ou não e se vale a pena investir nele.

PARA EXPLODIR SUA CABEÇA: Eu mostrei o passo a passo para fazer essa pesquisa, e todos as ferramentas gratuitas que eu uso, na Linked Live 002. Se você perdeu, clique aqui para se inscrever nas nossas aulas semanais gratuitas e não perca mais nada. 

 

DICA 2

O segundo ponto é que, uma vez que você entendeu qual é o nicho que você quer atuar, você precisa entender traz ao teu ICP, o teu perfil de cliente ideal. 

Não tô falando de qualquer cliente. Eu tô falando aqui daqueles que, dentro daquele nicho, são os que te dão menos trabalho e mais dinheiro.

Quais são as características desse cara? 

Quais são os 5Ds que você pode ajudar a resolver?

  • Dores
  • Desafios
  • Demandas
  • Desejos
  • Dúvidas

“E como eu faço isso, Edu?”

Aqui na Linkedyou a gente usa uma ferramenta que adaptamos para nossos clientes e mentorados que se chama ICP Canvas (colocar link parametrizado) e que vou compartilhar com você.

Aproveite, hein? Essa ferramenta te ajuda a traçar qual o perfil de cliente ideal para o seu Negócio. 

Assim, você vai evitar o erro que muitos empreendedores cometem no início de suas operações: criar um produto excelente para um público totalmente frio, desconexo, que não tem interesse nesse produto/serviço.

DICA 3 

O terceiro ponto é para pensar em como você vai se posicionar.

Você precisa pensar num posicionamento que mostre para esse perfil de cliente ideal que você é capaz de resolver o problema dele.

Ele precisa enxergar em você:

  • Expertise para ajudá-lo em relação aos seus problemas;
  • Experiência para ajudá-lo a alcançar suas próximas demandas;
  • Confiança para ajudá-lo a conquistar seus desejos.

Pense então em qual posicionamento você pode construir para apresentar ao seu Lead a sua proposta de valor.

Um dos métodos que mais utilizo aqui na Linkedyou e passo para meus clientes e mentorados é a seguinte fórmula de posicionamento:

Eu ajudo ______(ICP)______  a______(proposta de valor)_______ . Dessa forma, ele consegue ______(promessa/resultado esperado)_______ .

mind blow descoberta

Nessa fórmula simples, você consegue dizer ao seu cliente:

  • quem você ajuda;
  • como ajuda;
  • qual resultado ele obtém.

Essa fórmula já vai te ajudar a nortear que tipo de posicionamento construir e é mais adequado para o seu negócio.

DICA 4

O último ponto, agora que você entendeu o teu nicho, o seu ICP e construiu um posicionamento para o ICP,é exatamente em quais  canais construir sua presença digital. 

Em quais canais você deve está presente? 

Aonde que eu publico tá?

Está presente no Instagram? No Linkedin? No Facebook? Só em grupos no Facebook? É fora da internet? É no WhatsApp? No Telegram?

Onde é que ele tá concentrado no digital? 

Qual o MELHOR canal para eu me comunicar com esse público? 

Em qual canal eu consigo reter minha audiência e compartilhar com ela todo conteúdo necessário para educa-lá, para que ela possa comprar de mim?

A partir daí, você vai construir sua presença nesses canais. Às vezes um canal só, às vezes em mais de um. 


Eu separei esses 4 pontos pois sei que são pontos-chave para você começar no Digital sem investir NADA para isso.

Óbvio que o caminho é longo e você terá muito o que aprender pela frente, mas esse é o passo a passo inicial mais básico para quem quer criar seu negócio digital de sucesso

Para crescer no digital e se tornar um Empreendedor Digital bem sucedido, não é suficiente construir um conteúdo genérico, vender e-book com o mesmo conteúdo de todo mundo: você precisa se destacar, ser referência, ser uma Autoridade Digital. E essas quatro dias são o primeiro passo para uma caminhada de vitória.

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Até a próxima!

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