Como encontrar seu público no digital e identificar um nicho lucrativo

Vender no digital não precisa ser uma tarefa complicada, mas também requer atenção em pontos importantes. Confira nesse artigo o que você precisa para começar e quais erros comuns você pode evitar para sair na frente.

Edu Costa

25 jun 2020 • Tempo de Leitura: 3 min

Não basta ter um produto bom e uma oferta incrível. Isso porque, vivendo na economia da atenção, onde cada segundo dentro dos meios digitais vale ouro, é necessário ter uma oferta incrível de um produto bom, mas para o NICHO certo.

Confira nesse blog post como você pode se diferenciar e saber exatamente em que nicho atuar junto ao seu negócio.

Por que é tão difícil encontrar nosso público no Digital?

Tentar vender tudo para todo mundo é erro que um negócio pode cometer.

Assim como no offline, no Digital se você deixa de focar nas pessoas que tão realmente interessadas na sua solução, você deixa de lado a lucratividade e o crescimento. Mesmo que você encontre um mercado ou um nicho muito disputado, algumas coisas precisam ser entendidas antes de pular de cabeça.

Dessa forma, antes de encontrar o seu nicho, é importante reconhecer três problemas que estão presentes no mercado:

  1. Partir do que se quer vender, e não do que as pessoas querem/precisam;
  2. Criar um produto para DEPOIS buscar quem vai comprá-lo;
  3. Não pesquisar, não entender a fundo o mercado que deseja entrar.

Entretanto, a internet é como um grande mar em que você tem vários cenários disponíveis para “pescar” aquele cliente ideal que vai comprar de você.

Cenário #1: lançar uma rede muito pequena em qualquer lugar esperando pegar algo

Cenário #2: buscar onde os peixes se concentram para pescar ali

Cenário #3: atrair os peixes para a sua rede.

Mas, dentre todos esses cenários, existe uma solução ideal que vai com certeza colocar seu negócio em outro patamar: CRIAR O SEU PRÓPRIO AQUÁRIO.

oceano azul para encontrar seu nicho linkedyou

Encontre seu oceano azul para crescer seu negócio e vender mais.

Criando seu próprio aquário: por que quem atua em nichos lucra mais?

Dentro de cada mercado há os segmentos, os nichos e os subnichos.

Quanto maior é o segmento em que você atua, maior a concorrência. Portanto, nesse caso, é muito mais difícil competir.

A solução para você conseguir encontrar menos concorrência é nichar o seu mercado para dominá-lo. Então, nesse cenário, seu negócio encontrará:

  • Menor concorrência;
  • Maior qualificação do público;
  • Menos esforço de marketing;
  • Custo por Clique mais barato;
  • Custo por Lead mais barato;
  • Custo por Aquisição mais barato;
  • Menor custo + Mais conversão = MAIS LUCRATIVIDADE.

Por isso, quanto mais nichado for o seu mercado, mais dinheiro no seu bolso. Então, tão importante quanto definir qual será exatamente o seu nicho de atuação é entender se ele é lucrativo ou não para você.

E como eu sei que um nicho é lucrativo? Para isso, você pode utilizar 5 critérios que vão ajudar a definir se esse nicho se encaixa ou não nesse requisito:

  1. Ter uma dor clara a ser resolvida. Quanto maior o problema, mais FÁCIL é vender a solução e mais CARO você pode cobrar;
  2. Ser um oceano azul – pouquíssimos ou nenhum concorrente direto. Se for preciso, CRIE seu próprio oceano azul;
  3. Ter um público maduro digitalmente. O movimento de educar o seu público para atuar no Digital pode tornar o seu movimento mais custoso em tempo, energia e dinheiro;
  4. Ter um volume viável – nem muito pequeno, nem muito grande;
  5. Ser expansível a outros nichos relacionados.

Então, encaixando o nicho escolhido nesses requisitos, você consegue entender se vale a pena investir nele e se ele vai te trazer o retorno que você quer e precisa.

PHD: como escolher o nicho certo para você?

Encontrar o nicho certo requer uma busca profunda e um conhecimento do mercado em que você quer atuar para garantir que está no caminho certo. Mas, como saber se realmente estou indo na direção correta?

Para isso, você pode entender exatamente se, a sua escolha de atuação te entrega Paixão, Habilidade e Demanda. Nesse caso, você precisa de:

  • Paixão pelo assunto. Sem ela, você jamais vai dar 100% de você para entregar algo incrível, não importa o quão lucrativo e o potencial que tenha;
  • Habilidade no assunto. Você precisa saber o que está fazendo ou não ninguém terá confiança em você como especialista – e isso torna-se uma barreira complicada de quebrar.
  • Demanda suficiente. Se você nichar demais ou seu público não interesse no que você vende, seu negócio torna-se insustentável em médio e longo prazo.

Com esse passo a passo, fica muito mais simples você não errar na hora de definir o seu nicho. Portanto, entenda se ele é lucrativo. Conheça bem onde você e seu negócio estão entrando para crescer cada vez mais no Digital.

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Título Maneiro Esse aqui é só um post de teste maneiro que eu fiz pra ver como fica o rolê da organização do blog na homepage. Grande abraço e fiquem com Deus. "Tudo estilizadinho" Só pra vocês verem Assim fica top? Ou troco alguma...
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